quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Definição de comunicação

A comunicação constitui uma das ferramentas mais importantes que os líderes têm à sua disposição para desempenhar as suas funções de influenciação. A sua importância é tal que alguns autores a consideram mesmo como o “sangue” que dá vida à organização. Esta importância deve-se essencialmente ao facto de apenas através de uma comunicação efectiva ser possível:
1. Estabelecer e dar a conhecer, com a participação de membros de todos os níveis hierárquicos da organização, os objectivos organizacionais por forma a que contemplem, não apenas os interesses da organização, mas também os interesses de todos os seus membros.
2. Definir e dar a conhecer, com a participação de membros de todos os níveis hierárquicos da organização, a estrutura organizacional, quer ao nível do desenho organizacional, quer ao nível da distribuição de autoridade, responsabilidade e tarefas.
3. Definir e dar a conhecer, com a participação de membros de todos os níveis hierárquicos da organização, decisões, planos, políticas, procedimentos e regras aceites e respeitadas por todos os membros da organização.
4. Coordenar, dar apoio e controlar as actividades de todos os membros da organização.
5. Efectuar a integração dos diferentes departamentos e permitir a ajuda e cooperação interdepartamental.
6. Desempenhar eficazmente o papel de influenciação através da compreensão e actuação em conformidade satisfação das necessidades e sentimentos das pessoas por forma a aumentar a sua motivação.

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